ARTIGOS

Celebração

Banda da Morada do Vale celebra 20 anos 
O mês é de festa para os integrantes da Banda da Morada do Vale. O grupo, vinculado à Escola Estadual de Ensino Médio Morada do Vale I (CIEP), completa 20 anos de história. Algumas atividades têm sido realizadas em comemoração ao aniversário. Uma delas foi o desfile no bairro, ação retomada em abril. “Voltar a desfilar na comunidade foi muito bom. Tínhamos esse evento todos os anos e as pessoas adoravam. Esse ano, conseguimos reunir alunos que há mais de 15 anos não pegavam um instrumento. Eles estavam lá, desfilando com seus familiares, emocionados, recordando algumas das melhores partes de suas vidas. Foi um dia de muitas alegrias e saudade”, relata o maestro João Batista Aeroldi Camargo (40). Em setembro, a intenção é promover um jantar festivo, também com a participação de ex-integrantes. 
 
A banda foi fundada pelas professoras Maria Sueli Ferreira, Cleci Rodrigues, Luciana Kohler e Jaqueline Lenz da Silva, que era a diretora da escola na época. Atualmente, o projeto conta com a coordenação da diretora Simone Garcia Torquato. João explica que o grupo surgiu com o intuito de proporcionar aos estudantes o contato com a música, no turno inverso às aulas. Inicialmente, os alunos se apresentavam somente com instrumentos de percussão. “Hoje, utilizamos toda a linha de percussão de marcha e sinfônica, instrumentos de metal. Nosso repertório é variado, do popular ao erudito, sempre primando pela qualidade do arranjo e execução”, salienta o maestro. 
 
Em 2015, para ampliar a oferta de educação musical, foi implantado o projeto Vale da Música e Cidadania, com o desenvolvimento de aulas gratuitas para estudantes e a comunidade em geral. Os professores são profissionais oriundos da Banda da Morada do Vale e com grande experiência. “É uma oportunidade para nossos músicos passarem o que aprenderam para as novas gerações”, frisa João. As oficinas contam este ano com aproximadamente 40 participantes e ocorrem aos sábados, das 14h às 17h30min, no CIEP. Há, também, aulas de teoria musical durante a semana. De acordo com o regente, à medida que os alunos demonstram evolução no projeto, dá-se a oportunidade de que eles ingressem na banda. Para continuidade do programa e ampliação das oficinas, os professores buscam apoiadores e patrocinadores. Interessados em colaborar podem entrar em contato com o maestro pelo telefone 99267-1308. Para arrecadar recursos, a banda promove eventos, muitos com a colaboração da escola. 
 
Nas duas décadas, o grupo participou de campeonatos e obteve excelentes resultados. Entre os reconhecimentos, estão os mundiais de 2005 e 2014, quando a banda marcial conquistou as medalhas de prata e bronze, respectivamente. Na categoria de metais e percussão, o conjunto foi campeão nacional, em 2006. 
 
Relatos de quem faz parte dessa história
Anderson Amaro Alves (29) está na Banda da Morada do Vale desde 1999, atuando agora como chefe do setor de percussão e professor do projeto de educação musical. “Foi em um momento de dificuldade que ingressei no grupo. Eu havia perdido minha mãe e uma professora me incentivou a entrar. Fiz grandes amigos, comecei a entender música de verdade, conhecer lugares”, conta. Um dos momentos mais marcantes para o músico foi a apresentação solo em um campeonato estadual de bandas. “A pressão era enorme, pois o evento era na nossa casa. No fim das contas, deu tudo certo. A banda foi campeã estadual de percussão”, recorda. 
 
O carinho pela banda também é enorme por parte de Vera Lúcia Ramos (59). Ela considera o grupo sua segunda família. “Quando minha filha Caroline disse que ia entrar para a banda, fiquei extremamente contente. Foi criada a comissão de pais e comecei a dar todo o suporte para que eles pudessem se apresentar. Disputar o mundial foi inesquecível, mas tem vários momentos marcantes nos 18 anos que faço parte da banda”, comenta. 
 

comentários (0) faça seu comentário

- nenhum comentário foi encontrado para esta notícia.